A pesquisa de mercado consiste em uma coleta de dados que são estudados a fim de melhorar o desempenho de uma empresa. Através dessa pesquisa, a empresa pode conhecer melhor seu público, tanto de maneira qualitativa (hábitos, renda, comportamentos) quanto de maneira quantitativa (potencial de mercado), também é importante para encontrar o nicho para saber que produto vender e para quem vender. Além disso, empresas que aderirem a pesquisa de mercado terão vantagem competitiva se comparado com outras do mesmo ramo que não fizeram. Portanto, a pesquisa de mercado é necessária para que uma empresa possa tomar decisões conscientes e boas financeiramente . Entre as finalidade da pesquisa de mercado temos: tendências de mercado, análise da concorrência, potencial do mercado, entre outros.
Para realizar essa pesquisa de mercado precisamos seguir os seguintes passos: definir o objetivo da pesquisa, quem será o público alvo, qual será a amostragem, definir as perguntas que serão feitas, e realização do questionário nos meios escolhidos . Após isso, é preciso analisar os dados coletados e planejar estratégias de mercado.
Existem 3 tipos de pesquisa de mercado : a pesquisa descritiva, a exploratória e a causal. A pesquisa exploratória tem como principal objetivo explorar de fato, trazendo uma espécie de familiaridade com a questão, trazendo hipóteses, uso bibliográfico e exemplos que facilitem a compreensão. A pesquisa descritiva descreve características e detalhes sobre um ponto, explorando a relação com suas variáveis. Já a causal busca fazer uma relação de causa e efeito com a questão em pauta, buscando em suas variadas relações de causa e efeito.
Comments